segunda-feira, 2 de julho de 2012

RELATO-DENÚNCIA DA ATUAÇÃO DO DCE UNIRIO DURANTE O PERÍODO DE GREVE

Nos dias 16 e 17 de junho, foi realizado o CONEG - Conselho Nacional de Entidades Gerais da UNE - no Fundão. O CONEG aconteceu em meio a maior greve da história das universidades federais, que se deparam contrariamente a postura do governo Dilma, reivindicando melhores condições de trabalho e estudo, por um plano de carreira docente, contra os cortes de verba para a educação (que aprofundam a precarização por meio de uma expansão de qualidade duvidosa), por assistência estudantil, democrática e pela ampliação das bolsas de forma coerente com as necessidades estudantis.

Durante a greve, a instância dinâmica que organiza as pautas e as lutas dos estudantes é o Comando de Greve – aberto à participação de todos os estudantes.
Este convocou a Assembleia Geral Estudantil para discutir a situação nacional da greve, o comando nacional de greve estudantil, o CONEG e as atividades.

Na manhã do dia da Assembleia Geral, houve uma audiência com o reitor para pautarmos, juntamente com o comando dos professores e dos técnicos-administrativos, a suspensão oficial do calendário acadêmico durante o período de greve. Um representante do DCE, que não havia participado das reuniões anteriores do comando, se apresentou como membro do comando de greve estudantil e não enfatizou a decisão da organização sobre a suspensão do calendário acadêmico, pautando a discussão com a nossa reitoria, que é contrária à greve.

A direção do DCE UNIRIO e grupos que compõem a direção majoritária da UNE (UJS/PCdoB e da Kizomba/DS-PT), argumentaram na assembleia estudantil que a Assembleia Geral não poderia decidir sobre os delegados do CONEG, ocasionando tumulto na mesma. De maneira desrespeitosa, a direção do DCE acusou alguns estudantes de “GOLPISTAS”, com elevado tom de voz, após perderem a votação na Assembleia Geral, na qual fora decidido que os representantes do CONEG seriam votados pela própria assembleia e não escolhidos pelo Diretório Central dos Estudantes. Ora, a assembleia geral como instância mais democrática do movimento estudantil pode indicar nossos representantes aos fóruns do movimento.

Durante o Congresso, a direção do DCE ignorou a delegação eleita e credenciou sua delegada, passando por cima da deliberação da Assembleia Geral. A delegada votou de acordo com todas as propostas da direção majoritária da UNE, contrariamente ao que foi discutido nas reuniões do Comando de Greve e contra pautas de reivindicações dos estudantes da UNIRIO.

A partir de tudo isso, denunciamos e repudiamos as atitudes antidemocráticas da direção do DCE UNIRIO. Acreditamos que a UNE não representa os estudantes grevistas e é por isso que reafirmamos: APENAS O COMANDO DE GREVE FALA e NEGOCIA PELOS ESTUDANTES EM GREVE! Nem a UNE e nem nenhuma outra entidade fala em nome dos estudantes grevistas!

"Se não pode se vestir com nosso sonho, não fale em nosso nome!" (Mauro Iasi)

Comando Local de Greve Estudantil da UNIRIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário