quinta-feira, 13 de junho de 2013

Dia 13 – ato nacional contra o aumento das passagens


Só a luta unificada pode derrotar o reajuste e conseguir transporte de qualidade!
No Rio e em outros estados, a juventude está em luta contra o aumento das passagens e por qualidade nos transportes. O aumento da tarifa faz parte da política do governo Dilma, dos Prefeitos e Governadores (sejam do PMDB, PT ou PSDB) para passar a conta da crise econômica para o nosso bolso. Sergio Cabral e Eduardo Paes, que são financiados pelas empresas do setor, estão reprimindo e criminalizando nossa luta, como se ainda vivêssemos nos tempos sombrios da Ditadura Militar. Por isso pedimos o apoio dos trabalhadores e do povo já que estamos lutando legitimamente por transporte eficiente e público.

Não suportamos mais o caos do transporte no Rio. Superlotação e péssima qualidade nos ônibus, trens, filas enormes no metro e barcas. Transito engarrafado. A ausência de investimento na frota que gera desastres, como no bonde de Santa Teresa. A super-exploração dos rodoviários, com dupla-função e baixos salários, também é absurda.

O interesse privado que controla o transporte é a raiz desses problemas. Possuímos uma das mais caras tarifas do país, mas o serviço continua precário, mostrando que os aumentos só beneficiam a conta bancária dos empresários e dos políticos. Além disso, somos uma das poucas cidades onde não há meia passagem para universitários. O passe livre para os secundaristas é limitado e a proibição de circulação das Vans prejudicou a população de baixa renda. O pior é que Dilma, Cabral e Paes gratificam as empresas com o aumento das tarifas e isenção de impostos! Isso sim é vandalismo e merecia investigação da Polícia Federal!

No caso das empresas de ônibus, o caráter dessa relação ficou evidente na licitação feita em 2010, com fortes indícios de cartel, sem que ninguém fosse preso ou detido numa delegacia. Diante desses fatos seguiremos protestando até derrubar o aumento e até que exista uma discussão democrática sobre o sistema de transporte, já que hoje somos simplesmente ignorados em nossas propostas. Sabemos que o Ministério Público de SP intermediou uma negociação e está propondo a suspensão temporária do aumento na capital paulista, o que também poderia ser feito aqui no Rio.

Unidos para derrubar o aumento!

Para alcançar nossos objetivos necessitamos de apoio. Apelamos aos sindicatos e centrais sindicais, associações, entidades estudantis e democráticas. Apelamos aos trabalhadores grevistas e demais movimento sociais em luta para que possamos unificar nossos protestos. A greve da FAETEC, a paralisação da educação, as greves nos canteiros de obra e estaleiros, a luta dos trabalhadores do transporte tem mais força se estivermos unidos. Recentemente apoiamos os bancários e carteiros e a luta dos petroleiros, agora pedimos o apoio dessas categorias. A luta contra a privatização do maracanã e contra as remoções também é nossa e devemos marchar unificados!

Nos dirigimos também aos trabalhadores militares grevistas que sofrem as perseguições e o arrocho salarial do governo Cabral: apóiem nossa luta, não sigam as ordem do comando-geral, cujas diretrizes de repressão são decretadas por um Ditador que governa lá de Paris. Participem de nossas passeatas, assim como estivemos com vocês, no acampamento da ALERJ, em Copacabana ou na Cinelândia. Como vocês mesmos diziam: juntos somos fortes!

A luta contra o aumento é nacional!
É necessário fazermos como em Porto Alegre e Goiânia, onde a mobilização derrotou o aumento das passagens. E como São Paulo e outras cidades que seguem mobilizadas. É necessário seguir o exemplo da juventude da Turquia que bravamente resiste e luta por seus direitos. Aqui no Rio é fundamental a organização e a mobilização nas ruas. Por isso, convocamos tod@s à fortalecer as manifestação do Fórum de Lutas Contra o Aumento.


Pela nacionalização da luta contra os aumentos!
Nas ruas até a tarifa cair! Por transporte publico de qualidade!
Pelo fim da criminalização e dos processos contra manifestantes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário