A permanência do estudante na Universidade não depende só da sua matrícula na instituição, mas também de uma política de assistência estudantil para atender as necessidades estudantis básicas que deve ser garantida pela reitoria e pelo governo federal.
A alimentação universitária é uma parte muito importante da nossa assistência estudantil e, infelizmente, ainda enfrentamos diversos problemas. Além dos cortes no orçamento, que só no governo DILMA já somam 7 bilhões.
Por um bandejão acessível, de qualidade e para todos!
As obras do nosso bandejão, prometido pela nossa reitoria desde 2004, saíram do papel só com muita mobilização estudantil (audiências, abaixo-assinados, atos e manifestações na reitoria). Infelizmente hoje as obras estão atrasadas e a reitoria ainda não deu nenhuma explicação sobre o atraso da obra e o prazo para sua conclusão.
Exigimos que a reitoria se manifeste. Continuaremos na luta para garantir um bandejão com um preço acessível, de qualidade e que atenda todos os campi da Universidade.
Contra o fim do P.A. e pela qualidade das cantinas
O P.A. é o prato do aluno servido nas cantinas da Universidade pelo preço de R$ 2,60; foi uma medida paliativa tomada enquanto o nosso bandejão não fica pronto.
No início desse semestre, os estudantes foram surpreendidos com o fim do P.A. das cantinas da Reitoria e do HUGG (únicas cantinas da Unirio) e sua substituição por um desconto de 50% no preço do Kg do self-service. Mais tarde soubemos que este ato havia sido pré-avisado com os responsáveis da reitoria e da empresa que presta os serviços, o que demonstra um enorme descaso com os estudantes e técnicos administrativos que necessitam se utilizar daquele espaço. Somos contra o fim do P.A. e exigimos seu imediato retorno. Cada estudante deve ter o direito de escolher: o P.A. ou a alimentação a kg com desconto, acompanhado de uma constante vigília sanitária e nutricional da alimentação servida.
Diferente do que foi interpretado e anunciado, os alunos NÃO ESTÃO SATISFEITOS com o serviço prestado, e as filas não demonstram vontade e contentação, mas sim NECESSIDADE de cumprir com suas necessidades alimentares e nutricionais.
No momento a empresa que presta serviços se encontra funcionando sem documentação legal que possa reger e regular suas práticas. Cobramos da reitoria esclarecimento quanto a esta situação e que a comunidade acadêmica fique ciente desta situação.
Cadê as cantinas do CCJP e do IB?
Dois campi da nossa Universidade não possuem cantinas que garantam a alimentação dos estudantes, o campus que abriga o CCJP e o campus que abriga o IB.
Consideramos a assistência estudantil uma prioridade e exigimos que a reitoria se posicione sobre nossas demandas e apresente prazos para a resolução dos problemas. Por isso o Conselho de Entidades de Base convoca todos estudantes ao ato dia 11 de abril (quarta-feira) às 11 horas na Reitoria:
- Pelo novo prazo de conclusão das obras do bandejão!
- Pela volta do P.A nas cantinas da reitoria e do HUGG!
- Por uma solução para os campi sem cantina!
- Pela abertura da cantina da reitoria no período noturno!
Todos ao Ato dia 11/04 às 11h na Reitoria e às 17h no Jardim do CLA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário